Menu

Nado Sincronizado

Atualmente renomeado para Nado Artístico

O que é?

O Nado Artístico (chamado de nado sincronizado até julho de 2017), é um desporto híbrido que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (solos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e expressivos na água, acompanhada por uma música.

O que é trabalhado e quem pode praticar?

O Nado Artístico exige habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água.
Desenvolvido na década de 1900 no Canadá, é um desporto executado quase exclusivamente por mulheres, embora hoje já exista a participação de homens.

Pré requisitos e avaliação (aula experimental)

Dentro dos pré requisitos para a modalidade estão, a idade mínima para a prática do Nado Artístico que é de 7 anos, por conta da categoria mínima para
participação de Festivais e Campeonatos e saber nadar. O aluno deve saber dominar a água e se deslocar com facilidade em toda a extensão da piscina sem o apoio das bordas e do chão, pois a modalidade é praticada e apresentada em piscinas olímpicas (50 metros) com profundidade mínima de 2 metros.

A avaliação positiva feita pelo professor para a prática da modalidade é nadar satisfatoriamente os estilos crawl, costas e peito.

O que usar?

  • Roupa confortável (shorts ou calça de ginástica, algodão, malha, ou qualquer material que facilite os movimentos) para a primeira parte da aula (alongamento e flexibilidade)
  • Maiô
  • Touca
  • Óculos
  • Nose Clip (“prendedor de nariz” para os movimentos de cambalhotas e verticais (bananeira))

 

Confira horários e valores aqui.

Próximos eventos:

Coral AABB

Os ensaios são as Sexta das 19h30 às 21h30, sob a regência do Maestro Ásafe Soler.

Inscreva-se no nosso canal!