Hoje vamos falar dos estalos nos joelhos.
Estalos são comuns em qualquer articulação, não necessariamente nos joelhos.
Existem tipos diferentes de estalos e precisamos identificar se está associado a dor ou a algum trauma ou se existe alguma lesão articular.
Estalos ocasionais: ocorrem devido à formação de micro bolhas de ar nas articulações e ocasionalmente a bolha se rompe e provoca o estalido, não trazendo nenhum tipo de problema. Exemplo quando você estala os dedos.
Outro tipo de estalo é aquele que ocorre durante todo o movimento articular. Normalmente existe uma erosão ou uma neo formação, gordura na articulação (sinóvia) ou ainda um pós-trauma. Na maioria dos casos tem dor associada ao movimento.
Também temos aquele tipo de estalo que parece que você tem areia na articulação, “crepitação”, já caracterizando uma articulação com lesão, o atrito entre os ossos aumenta, podendo gerar um maior desgaste articular.
Tratamento:
Após uma avaliação por um profissional de saúde especializado iniciar os protocolos preventivos assim como tratamento específico.
Fortalecendo a musculatura, alongando e desenvolvendo melhor consciência corporal.Algumas atividades podem ser recomendadas por um profissional especializado como Hidroginástica, Musculação dirigida, Alongamento e Pilates.
Dr. Gilson de Paula – Fisioterapeuta
Crefito 3 / 80479-F
#VemPraAABB , aqui cuidamos da sua saúde